Seja Bem Vindo(a)!

Nós do ministério de intercessão da arquidiocese de São Paulo ficamos felizes por sua visita.
Esperamos que nossas publicações te ajude não só no ministério mas também em sua vida pessoal.
Você é importante pra nós, por isso por favor deixe seu comentario, participe das enquetes.


O que é intercessão?


A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635)

A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “por-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Rede Nacional de Intercessão - Abril 2011

Intercessão /



Publicado no dia 30/03/2011 | 14:21:58


Reconstruir as muralhas entre o limiar da concupiscência e do pecado

Na carta de São Tiago 1,14-16, nós lemos:

“Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados”.

Quando se fala em pecado, lembramos logo das nossas atitudes, nossas ações etc. Mas São Tiago afirma que o pecado, antes de se concretizar em ações, nasce na mente. O pecado é gerado quando pensamos em pecar, quando desejamos pecar, e é consumado quando livremente e conscientemente decidimos agir.

É muito importante saber que as nossas ações refletem o que pensamos e o que desejamos. Antes do pecado, vem a concupiscência, que nos alicia e, se não vigiarmos, fatalmente pecamos.

Neste tempo em que o Senhor direciona a RCC do Brasil a olhar para dentro de si, identificar as brechas e deixar-se reconstruir, o Senhor também espera que concretamente permitamos que o Espírito Santo nos reconstrua nas áreas da nossa personalidade e do nosso caráter, a fim de nos manter firmes na luta contra o pecado.

Todos nós, membros da RCC, devemos nos deixar reconstruir nestas áreas onde nasce a concupiscência e permitir que o Senhor construa muralhas entre a concupiscência e o pecado a fim de que sejamos preservados das quedas.

Não basta apenas sermos bons, é necessário que sejamos perseverantes na bondade, na ética, no caráter. É necessário que lutemos para nos afastar o quanto possível da fronteira entre o bem e o mal, é necessário nos posicionar o mais próximo possível do bem, ir mais para o centro onde está o Senhor. Desta forma, se tivermos quedas, cairemos próximos do Senhor que nos ama e nos ampara.

É preciso ter a decisão de clamar a misericórdia de Deus na hora do pecado, naquele limiar entre a concupiscência e o pecado. Pedir a graça de Deus, fechar as brechas, orar ao Senhor, pedir a sabedoria de como fazer quando estamos prestes a pecar. Pedir ao Espírito Santo para nos ensinar a escutar o Seu alerta antes de pecarmos e fugir das ocasiões de pecado.

Reconstruir muralhas significa mudar os pensamentos, os valores e os conceitos quando estes nos levam ao pecado. É ter a coragem de renunciar aos prazeres e até mesmo a determinados planos quando estes já não colaboram para a nossa santidade. É decidirmos ser íntimos do Senhor.

Precisamos permitir que o Senhor reconstrua as muralhas entre a fronteira do pecado e da concupiscência para que tenhamos têmpera na hora em que somos tentados a pecar. Estas muralhas serão reconstruídas em nossa vida com a Palavra de Deus, com a vivência das Práticas Espirituais e com a busca da santidade.

Para facilitar a nossa tarefa, de guardar nossa mente e os nossos pensamentos, São Paulo nos ensina em Filipenses 4,6-8:

“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos”.

No Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2520, aprendemos que mesmo tendo recebido o Batismo, devemos lutar contra a concupiscência para vencermos o pecado:

“O Batismo confere àquele que o recebe a graça da purificação de todos os pecados. Mas o batizado deve continuar a lutar contra a concupiscência da carne e as cobiças desordenadas. Com a graça de Deus, alcançará a pureza de coração:

- pela virtude e pelo dom da castidade, pois a castidade permite amar com um coração reto e indiviso;

- pela pureza de intenção, que consiste em ter em vista o fim verdadeiro do homem; com uma atitude simples, o batizado procura encontrar e realizar a vontade de Deus em todas as coisas;

- pela pureza do olhar, exterior e interior; pela disciplina dos sentimentos e da imaginação; pela recusa de toda complacência nos pensamentos impuros que tendem a desviar do caminho dos mandamentos divinos: "A desperta a paixão dos insensatos" (Sb 15,5);

- pela oração: Eu julgava que a continência dependia de minhas próprias forças... forças que eu não conhecia em mim. E eu era tão insensato que não sabia que ninguém pode ser continente, se vos lho concedeis. E sem dúvida mo teríeis concedido, se com gemidos interiores vos ferisse os ouvidos e, com firme fé, pusesse em vós minha preocupação”.

Para refletir:

- É preciso que as nossas atitudes tenham coerência com nossas palavras.

- É preciso alertar os irmãos sobre o limiar do pecado. Aquele momento quando nos deparamos na decisão entre pecar e não pecar, entre pecar e resistir ao pecado.

- Precisamos construir muralhas nesta linha divisória entre o bem e o mal.

- Pedir que o Senhor que coloque a luz de Seu Espírito Santo, o carisma do discernimento dos Espíritos nesta hora!

Intenções Permanentes

- Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, pelos bispos, sacerdotes, diáconos e religiosos (as), pelos seminaristas, para que neste período de formação sintam seu chamado confirmado;

- Pelo Presidente da Renovação Carismática Católica, Marcos Volcan. Pela unidade da RCC em todo Brasil, estados, Grupos de Oração, equipes de serviço e núcleos e com as diversas expressões carismáticas;

- Pelo Serviço Internacional da RCC (ICCRS) prestado por seus membros e pelo Conselho Latino-Americano (CONCCLAT), para que o Espírito Santo dirija os projetos e orientações do nosso movimento;

- Pelo Programas de TV da RCC: na Canção Nova – Celebrando Pentecostes - e Renovação em Ação, na TV Século 21. Pelo Portal da RCC na Internet;
- Pelos Projetos de evangelização, entre eles: Celebrando Pentecostes e Missão Marajó. Veículos de Comunicação. Por todos os colaboradores do projeto Eu amo a RCC e Semeando a Cultura de Pentecostes;

- Pela construção de nossa Sede Nacional;

- Pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que objetivem os valores cristãos e respeito à vida desde sua concepção, nas tomadas de decisão.

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão da RCCBRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes se postar aqui seu comentário.

Páginas