Seja Bem Vindo(a)!

Nós do ministério de intercessão da arquidiocese de São Paulo ficamos felizes por sua visita.
Esperamos que nossas publicações te ajude não só no ministério mas também em sua vida pessoal.
Você é importante pra nós, por isso por favor deixe seu comentario, participe das enquetes.


O que é intercessão?


A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634,2635)

A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “por-se entre”. O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Moções Proféticas /



Publicado no dia 09/03/2011 | 16:04:06

Princípio do Bem

O Catecismo da Igreja Católica diz, no número 1704: “A pessoa participa da luz e da força do Espírito divino. Pela razão é capaz de compreender a ordem das coisas estabelecida pelo Criador. Por sua vontade, ela é capaz de ir ao encontro de seu verdadeiro bem. Encontra sua perfeição na busca e no amor da verdade e do bem”.

Nesses últimos anos, são muitas as exortações do Senhor para que pratiquemos diligentemente o bem. Deve ser porque viver neste mundo dando testemunho coerente da nossa fé está cada vez mais difícil: tantas tragédias naturais, tanta violência e ataques à Igreja de Cristo e seus seguidores.

Uma das passagens que recebemos como direcionamento nos ensina que se fizermos o bem e, só o bem, quando estivermos passando por tribulações, sairemos delas sem marcas na alma, sem cicatrizes emocionais, continuaremos firmes na fé. A passagem é o salmo 36, do qual destaco alguns versículos: “Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança; os justos o Senhor sustenta. O Senhor vela pela vida do justo, não será confundido no tempo da desgraça e nos dias de fome será saciado, ainda que caia não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão. Vem do Senhor a salvação dos justos, que é seu refúgio no tempo da provação. O Senhor os ajuda e liberta; arranca-os dos ímpios e os salva, porque se refugiam nele.” Segundo o texto, portanto, fazer o bem nos alcança o favor de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz, nos números 1730 e seguintes: “Deus criou o homem dotado de razão e lhe conferiu a dignidade de uma pessoa agraciada com a iniciativa e domínio de seus atos. A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto de praticar atos deliberados. A liberdade é no homem uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade.” Quanto mais praticar o bem, mais a pessoa se torna livre. Não há verdadeira liberdade a não ser a serviço do bem, da verdade e da justiça. A escolha da desobediência e do mal é um abuso e conduz à escravidão do pecado.

Lemos no livro do Eclesiástico (Eclo 15, 17-18): “Ele pôs diante de ti a água e o fogo: estende a mão para aquilo que desejares. A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem; o que ele escolher lhe será dado.”

Do exercício consciente de sua liberdade de filho de Deus decorre a virtude da pessoa. A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Aquele que se exercita na prática do bem encontra cada vez mais facilidade nisso. Experimenta facilidade em ser justo, verdadeiro e amável. Além disso, sempre que nos empenhamos em fazer o bem, Deus vem em nosso auxílio.

Recebemos uma profecia que dizia: “Faço hoje uma promessa: sempre que lembrares de perguntar ‘Senhor, o que queres que eu faça?’, Eu te indicarei o caminho a seguir, colocarei palavras na tua boca, te darei o entendimento da minha vontade. Porém, terás de parar um instante e de todo coração querer me obedecer. Se fizeres assim, Eu colocarei sobre tuas qualidades pessoais a luz do meu Espírito para aumentá-las, para levá-las à perfeição, à estatura do homem feito e te darei o dom da mansidão e da bondade. Terás que confiar na minha promessa. Se creres, tudo se fará como estou te dizendo. Começa a partir de agora com a ajuda que te dou.”

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficaremos felizes se postar aqui seu comentário.

Páginas